Entrevistas online subiram mais de 2000% só no ano passado

Acredito que tenha ficado claro para todos que a pandemia no qual estamos tentando enfrentar no momento causou mudanças drásticas não só em nosso cotidiano pessoal, mas também das empresas, já que muitas tiveram que efetuar a demissão de uma grande parcela de seus colaboradores.

Isto teve que ser feito devido à grande crise econômica que hoje existe, com isso, pessoas pararam de consumir oque grande parte das empresas produziram, portanto, não havia mais porque e também como, tais corporações suportarem todos os despesas que uma equipe daquele tamanho proporcionava.

Entretanto, enquanto algumas empresas tiveram que efetuar a demissão de funcionários, outros por sua vez, tiveram que efetuar a contratação, já que devido às condições, seus produtos passaram a ser mais consumidos, alguns exemplos claro podem ser: criadoras de máscaras descartáveis e álcool gel.

Contabiliza que cerca de 2000% de entrevistas aumentaram somente no ano passado, portanto, se você obter mais informações detalhadas a respeito, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer.

Entrevistas online subiram mais de 2000% só no ano passado

Ficou claro para todos que a pandemia diversas mudanças, pela qual, muitos não estavam preparados.

Enquanto algumas empresas exigiam que seus atuais colaboradores desenvolvessem outras habilidades e também competências, para conseguirem arcar com todas as novas obrigações que estavam sendo impostas, outras tiveram que fazer o recrutamento de novas pessoas.

Segundo um levantamento que foi feito pela revista Exame, estima-se que as entrevistas aumentaram mais de 2000% somente no ano passado. Para ser mais exata, o levantamento em questão apresentou a seguinte porcentagem: 2.149%.

E para que os candidatos às vagas pudessem ser recrutados, era necessário obter um um bom comportamento, ou seja, se portarem bem diante das câmeras, já que devido às restrições do novo corona vírus, até mesmo as entrevistas de emprego tiveram que ser feitas de forma remota.

Entretanto, apesar desta situação clara que fez com que tivéssemos que tornar popular as entrevistas digitais, podemos dizer que as mesmas já estavam sendo utilizadas anteriormente, e fazendo sucesso aliás, pela sua praticidade e comodidade, principalmente.

Portanto, em tais cenários, além do candidato contar com um currículo atrativo, para então ser o selecionado para a vaga e possuir as competências exigidas, o mesmo também, deve possuir habilidades para lidar com as ferramentas online, como por exemplo a vídeo entrevista.

Como são feitas as vídeo entrevistas?

Atualmente, existem duas principais formas de efetuar uma entrevista online.

A primeira alternativa e também mais comum é a ao vivo, neste caso, quem a lidera é o gerente da vaga disponível e o RH da empresa.

Através de uma vídeo chamada, você deve se apresentar e então será iniciada a conversação.

Um modelo simples, por assim dizer.

Já a outra alternativa de entrevista é a gravada, no qual, geralmente o candidato tem acesso à diversas questões antecipadamente e então, tem um tempo determinado para responder as mesmas.

Este tipo de entrevista é mais comum no início do processo de recrutamento, e assim, serve como uma ferramenta de eliminação pelo setor de RH.

Dicas de como ir bem em uma vídeo entrevista

Já que o modelo de entrevista em questão não é tão conhecido, é interessante que todos aqueles que foram aderir à tal tecnologia, tenham acesso a algumas dicas, confira a seguir algumas:

  • Dica 1: Seja autêntico. Se você já chegou à etapa de uma vídeo chamada como uma entrevista, é importante que através de uma breve conversação, você apresente todo o seu histórico da melhor forma e também, mostre o quão qualificado você é para tal vaga.
  • Dica 2: Boa oratória. Para que você possa apresentar uma boa dicção aquele que está fazendo a entrevista, é importante que você regule a sua respiração e tente expressar a sua voz com a maior clareza possível.