Instituto Federal – IFMT abre novo Processo seletivo para Professor

Você com certeza já ouviu falar sobre como os concursos públicos, ou se não, processos seletivos podem ser vantajosos, não é mesmo? Através dos mesmos, podemos conquistar as mais variadas vagas de emprego, que por sua vez, oferecem ótimas condições.

Essa forma um pouco diferente do que estamos plenamente acostumados, consiste basicamente na aplicação de uma avaliação. A avaliação por sua vez, possui um conteúdo programático que aborda não só questões a respeito de sua área, mas também conhecimentos gerais.

No entanto, é muito importante deixarmos claro desde agora que esta forma de conseguir um bom emprego, apesar de ser bastante benéfica, é também, bastante complicada, até porque, requer bastante organização e sobre tudo, estudos.

Dentre os diversos processos seletivos que estão previstos para acontecerem ainda este ano, podemos ressaltar o do IFMT (sigla referente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), que está recrutando professores. Portanto, continue lendo este explicativo artigo para obter informações detalhadas a respeito.

Instituto Federal – IFMT abre novo Processo seletivo para Professor

Há pouco tempo atrás, tornou-se pública a informação de que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso está promovendo um processo seletivo com o objetivo principal, de efetuar a contratação o recrutamento da quantidade de vagas disponíveis de professores.

É importante dizermos que os cargos de professores em questão são para substitutos.

Outra informação que vale ser destacada, é que segundo o documento (retificação I), foi adicionada uma nova vaga para a área de agronomia no campus de Primavera do Leste.

Todos os professores darão aula para a mesma disciplina?

Não, dentro do total de vagas que há, diferentes quantidades de candidatos darão aula de diferentes matérias, confira a seguir como é feita a divisão.

  • agronomia (2);
  • química (1);
  • física (1);
  • filosofia (1);
  • pedagogia (1);
  • biologia (1);
  • área de alimentos (2).

É fundamental deixarmos claro que dentro deste total de vagas, há ainda aquelas que são destinadas as pessoas que enquadram-se nos requisitos específicos apresentados no edital.

Requisitos/ Jornada de trabalho/ Remuneração mensal

Basicamente, o único requisito para que você possa ser um grande candidato de tal processo seletivo, é ter uma formação acadêmica em nível superior, ou seja, uma graduação na área em questão.

A jornada de trabalho que deve ser cumprida varia de 20 à 40 horas por semana.

E a remuneração mensal que será oferecida terá como base, o valor de R$ 2.236,32 (dois mil, duzentos e trinta e seis reais e trinta e dois centavos), entretanto, o mesmo pode chegar à atingir R$ 5.831,21 (cinco mil, oitocentos e trinta e um reais e vinte e um centavos), valor no qual já são acrescidos todos os benefícios que o trabalhador de tal vaga tem direito, que é: retribuição por titulação, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte (quando houver transporte coletivo na cidade).

Onde os trabalhadores atuarão?

Aqueles que forem selecionados para ocuparem as vagas disponíveis, atuarão nos campi de Alta Floresta, Avançado Diamantino, Cáceres, Primavera do Leste, São Vicente e Sorriso.

Processo Seletivo 

Para que você possa ser um dos candidatos selecionados para ocupar um dos cargos de professores disponíveis, é necessário seguir algumas etapas, que são:

  • Exame de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos acadêmicos;
  • Experiência docente (sendo ambas de caráter meramente classificatório).

É importante deixarmos claro que haja haja empate entre dois ou mais candidatos, preferencialmente a vaga será destinada ao candidato que tiver maior idade.

Vigência do Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

O prazo de validade deste Processo Seletivo é de apenas 12 meses, que por sua vez, passam a ser contabilizados a partir da publicação de homologação do resultado final, entretanto, não existe a possibilidade de prorrogação.